Regras Acadêmicas

De Wiki DGTI - IFRO
Ir para: navegação, pesquisa

O objetivo das Regras Acadêmicas é estabelecer a forma de aprovação entre outras regras, como nota e frequência mínimas, conselho de classe, etc. São necessárias três fases: Cadastrar as regras acadêmicas, Cadastrar o Conjunto de Regras Acadêmicas e Vincular às Matrizes.

Se já existir um conjunto de regras acadêmicas comum a vários cursos, podemos vincular à matriz criada. Por exemplo: pode existir um conjunto de regras acadêmicas para os cursos superiores, uma para os subsequentes, e assim por diante. Primeiro devemos verificar se já existe a regra acadêmica desejada, e o conjunto de regras desejado, para não cadastrar regras e conjunto de regras acadêmicas duplicados.

Não há pré-requisitos para cadastro das regras, mas para a criação ou vinculação do Conjunto de Regras Acadêmicas antes deverá ser criada a Matriz Curricular.

Para verificar e cadastrar a regra acadêmica desejada, seguir os procedimentos abaixo:

Aba Azul REGISTROS ACADÊMICOS -> Regras Acadêmicas. Em "Dados para pesquisa", selecionar a regra acadêmica desejada e clicar em buscar. Verificar na tabela se há a regra solicitada com o valor desejado. Caso conste, pule para a próxima etapa. Caso contrário clicar em "Incluir regra acadêmica" (lado superior direito). Digitar os dados necessários e clicar em "gravar". Repetir tal ação para todas as regras acadêmicas desejadas.

Para verificar e cadastrar o conjunto de regras, seguir os procedimentos abaixo:

Aba Azul REGISTROS ACADÊMICOS -> Conjunto de Regras Acadêmicas. Em "Campos de Pesquisa", selecionar um curso semelhante e clicar em: "Buscar conjunto de regras acadêmicas". Verificar na tabela se há o conjunto desejado. Caso conste, pular para a próxima etapa. Caso contrário clicar em "Incluir conjunto de regras acadêmicas" (lado superior direito). Digitar os dados necessários, selecionar as regras e clicar em "gravar".

Para vincular o conjunto de regras acadêmicas à matriz, seguir os procedimentos abaixo:

Aba Azul REGISTROS ACADÊMICOS --> Conjunto de Regras Acadêmicas. Em "Campos de Pesquisa", selecionar os dados do curso em questão e clicar em "Buscar conjunto de regras acadêmicas". Na tabela, na linha do conjunto desejado, clicar em vincular/desvincular. Na nova página escolher a matriz desejada (verificar número e data da matriz) e o Período Letivo e clicar em "adicionar". O mesmo procedimento pode ser utilizado para desvincular, bastando clicar em "desvincular" ao lado da matriz. O procedimento será efetivado quando clicar em "gravar".

Observação: O Conjunto de Regras Acadêmicas poderá ser alterado somente quando não tiver classes abertas para aquela regra, caso seja necessário realizar a alteração deverá ser cadastrado outro Conjunto de Regras Acadêmicas com as devidas alterações, é importante que esse procedimento seja feito antes de realizar o fechamento de classes e turmas. O vinculo será feito automaticamente quando for criado o Período Letivo, o usuário deverá marcar o Período Letivo anterior e não marcar a opção "Não usar conjunto de regras do período anterior".