Matriz Curricular

De Wiki DGTI - IFRO
Ir para: navegação, pesquisa

Antes de cadastrar uma matriz, é necessário ter o cadastro do Curso correspondente e os Elementos Curriculares (vide: Elemento Curricular) do curso. A matriz é ligada a um curso e os elementos formam a estrutura da Matriz Curricular. Um Curso pode ter mais de uma matriz cadastrada.

O cadastro de uma matriz implica em três passos: cadastrar dados da matriz -> vincular os elementos curriculares (vide: Elemento Curricular) -> iniciar a vigência da matriz.

Para cadastrar os dados de uma matriz curricular, seguir os procedimentos abaixo:

- Aba AZUL REGISTROS ACADÊMICOS -> Matriz Curricular. Clicar em "Incluir Matriz Curricular" (lado superior direito). Digitar todos os dados necessários e clicar em gravar.

Observação:

- O código da matriz é gerado automaticamente pelo sistema (diferente da numeração do curso) vinculado a uma data de início, dados importantes na identificação da matriz para vinculação dos elementos curriculares(vide: Elemento Curricular), etapas de avaliação (vide: Estrutura de Etapa de Avaliação), Regras Acadêmicas e Grade Horária.

ITENS IMPORTANTES - Data de Início da Vigência: Não poderão ser criadas turmas em data anterior a esta; - Número máximo de elementos curriculares que o aluno pode cursar: Inserir o número 99 caso o curso não tenha limites máximos; - Carga horária: É necessário informar pois será registrada no histórico do estudante.

Para vincular elementos curriculares à Matriz, seguir os procedimentos abaixo:

-Aba azul REGISTROS ACADÊMICOS -> Matriz Curricular. Selecionar a Unidade Organizacional e o Curso. Clicar em "Pesquisar". Na tabela apresentada, na linha da matriz desejada clicar em "alterar" ( última coluna - símbolo de alteração). Ao abrir a matriz clicar em "editar elementos da matriz"(canto inferior direito). Digitar todos os dados necessários e clicar em gravar.

OBS.: Importante item "descrição do período" (que constará no histórico), assim como a escolha dos "pré" e "co" requisitos corretos, pois no momento da vínculação na Classe, o sistema recorrerá à matriz impedindo vinculação de Classes cujos pré-requisitos o estudante não tenha cumprido.

Para iniciar vigência da matriz, seguir os procedimentos abaixo:

Iniciar vigência da Matriz

Na aba azul REGISTROS ACADÊMICOS -> Matriz Curricular. Selecionar a Unidade Organizacional e o Curso. Clicar em "Pesquisar". Na tabela apresentada, na linha da matriz desejada clicar em "editar" (última coluna). Dentre os dados da matriz, onde tempos SITUAÇÃO DA MATRIZ, selecionar em "VIGENTE". Clicar em gravar.

OBSERVAÇÃO: Importante conferir toda a matriz ANTES de iniciar a vigência, pois alguns dados não poderão ser modificados após este comando. O início da vigência é importante para criação das turmas e classes.


Cadastro de Equivalência

A equivalência é quando uma disciplina de um curso é a mesma de outro curso, tanto em conteúdo e tempo e foi reconhecido por meio da ODP do curso ou outro regimento que as mesmas são equivalentes. Assim um aluno do curso X pode fazer a mesma disciplina dele em um curso Y. Para se cadastrar a equivalência é necessário editar a Matriz Curricular, e clicar em "Incluir equivalentes", na próxima tela poderão ser adicionadas todas disciplinas que estão equivalente a essa em diversos cursos. A disciplina será mostrada equivalente no momento em que a secretaria for realizar o vínculo do aluno na classe (disciplina).