Matrícula do Aluno Ingressante e Vínculo à Classe

De Wiki DGTI - IFRO
Ir para: navegação, pesquisa


Antes de matricular o estudante pela primeira vez no curso a primeira Turma precisa estar cadastrada. Dessa forma o estudante pode ser vinculado às Classes de qualquer Período Letivo do Curso.

Ao se matricular o estudante ingressa na instituição com a situação "Associado Ingresso". Após o vínculo a pelo menos uma Classe a situação é alterada para "Matriculado".

Para matrícula do aluno no Curso, seguir os procedimentos abaixo:
  • Entrar na Aba Vermelha Matrícula -> Efetuar Matrícula.

Clicar em Incluir Matrícula (canto superior direito), digitar nome ou CPF do aluno, clicar em buscar aluno. Ao encontrar o aluno, clicar em selecionar.

Ao clicar em selecionar, abre-se a tela de dados do Curso. Escolher:


Dados a serem informados
Unidade de ensino Campus desejado
Curso Escolher o curso
Período Letivo Escolher o que período que inicia na data de início das aulas. Verificar se é semestral, anual, etc.
Turno Escolher o turno
Matriz Escolher a Matriz Curricular
Turma Atenção ao código da Turma. Escolher a Turma do período correto. Exemplo: turmas de 2013.1. O código inicia com 20131 e termina com 1A. (Só existirá B se tiver dois primeiros anos, ou dois primeiros módulos, etc)
Tipo de ingresso Os ingressantes são por Vestibular (Processo seletivo tradicional), Enem (Sisu), Transferência, etc.

Nesta opção temos também as cotas de acordo com processo seletivo.

Clicar em Gravar

Ao finalizar são emitidos tanto o comprovante quanto a ficha de matrícula. O comprovante deve ser entregue ao estudante, pois é neste que se encontra o código de acesso do estudante ao sistema.


Vínculo à Classe

Para vínculo do aluno nas Classes do Curso, seguir os procedimentos abaixo:

  • Aba VERMELHA -> Vincular aluno à Classe.

Clicar em "vincular a classe" (lado superior direito). Selecionar o Curso e Turma. O sistema pergunta se deseja incluir todas as Classes da respectiva Turma. Caso positivo indicar SIM. se indicar NÃO, escolher a Classe desejada e clicar em "Adicionar classe à lista". Clicar em próximo. Digitar nome ou matrícula do aluno e clicar em "buscar". Ao surgir o nome do aluno, selecionar em "Adicionar aluno(s) à lista˜. Clicar em próximo. Selecionar a opção "Ordenar todos alfabeticamente". Verificar se a lista de Classes selecionadas e aluno(s) a ser(rem) vinculado(s) está correta e clicar em "gravar".

Observação: Se necessitar imprimir novamente o comprovante ou ficha de matrícula do aluno, voltar na Aba VERMELHA: Matrícula -> Efetuar Matrícula. Digitar o nome ou CPF do aluno que aparecem tanto no comprovante quanto na ficha de matrícula.