Criação do Período Letivo e do Calendário Acadêmico

De Wiki DGTI - IFRO
Ir para: navegação, pesquisa

Ao finalizar o cadastro da Matriz Curricular do curso, com respectivas Grade Horária, Estrutura de Etapa de Avaliação e Regras Acadêmicas, além da criação de ambientes de aprendizagem. Vide: Ambiente de Aprendizagem na Unidade Organizacional respectiva do Curso, o procedimento a seguir será a abertura do Período Letivo, que será realizado a cada ano, semestre, etc, de acordo com a periodicidade do curso.

Primeiro devem ser criados o Período Letivo e o Calendário Acadêmico, e por último iniciar a vigência do calendário. Antes de cadastrar o Período Letivo, é necessário ter o cadastro de uma Unidade de Ensino (campus), pois a esta será vinculado. Também deve ser verificado se existe um Período Letivo aberto no ano desejado, assim como um Calendário Acadêmico, pois só deverá ser criado um Período Letivo e um Calendário Acadêmico para cada tipo: (Um semestral, um anual, etc) para evitar conflitos de períodos letivos e calendários.

Para verificar e cadastrar o Período Letivo, seguir os procedimentos abaixo:

Aba laranja: Período Letivo -> Abrir Período. Em gerenciar Período Letivo, digitar o ano e clicar em "Buscar período letivo". Verificar na tabela se já existe o período desejado. Caso conste, pular para a próxima etapa. Caso contrário clicar em "Incluir Período Letivo" (lado superior direito). Digitar os dados necessários. As datas de início e fim devem ser idênticas ao calendário do campus. Clicar em "gravar".

Para verificar e cadastrar o Calendário Acadêmico, seguir os procedimentos abaixo:

Aba laranja: Período Letivo -> Abrir Calendário Acadêmico. Em Pesquisar Normal, selecionar a Unidade de Ensino e clicar em "pesquisar". Verificar na tabela se já existe o calendário desejado. Caso conste, pular para a próxima etapa. Caso contrário clicar em "Incluir Calendário Acadêmico"(lado superior direito). De posse do calendário, digitar os dados necessários, clicando em "gravar" para passar para a próxima aba: Datas Acadêmicas; Dados Iniciais; Datas Especiais; e por último, associar à(s) matriz(es) desejadas.

Para iniciar vigência do calendário, seguir os procedimentos abaixo:

Aba laranja: Período Letivo -> Abrir Calendário Acadêmico. Em Pesquisa Normal, selecionar a unidade de ensino e clicar em "Pesquisar". Verificar na tabela se já existe o calendário desejado consta situação "EM VIGÊNCIA". Caso conste, está finalizada a etapa. Caso não conste, clicar em editar (última coluna da tabela). Ao abrir o calendário, na primeira aba Datas Acadêmicas, clicar em "iniciar vigência" e depois em "gravar".

Observação: só um calendário de cada período letivo(um semestral, um anual, etc) deverá terá sua vigência iniciada. Se mais de um calendário de um mesmo Período Letivo tiver sua vigência iniciada, ocorrerá incompatibilidade na matrícula de estudantes e vínculo às classes. Verificar antes se existe um calendário existente VIGENTE no período em questão.